Apenas 98 cidades brasileiras estão perto de atingir a universalização do Saneamento Básico e Balneário Camboriú é uma delas
Balneário Camboriú ficou com 494,87 pontos. É a 26ª cidade com mais de 100 mil habitantes classificada como “rumo à universalização”. O ranking considera dados de 2019, e aponta 94,87% de cobertura de esgoto. Atualmente, a prefeitura indica 98%.
Balneário Camboriú é a única cidade de Santa Catarina a figurar no ranking da Universalização do Saneamento, produzido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). O levantamento indica quais municípios estão próximos de atingir 100% de cobertura de rede de esgoto. A lista tem somente 116 cidades no país.
O ranking leva em conta dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), e indica uma pontuação para as cidades de acordo com critérios como serviço de abastecimento de água, coleta de esgoto e de resíduos sólidos, esgoto tratado e destinação dos resíduos. As notas vão de zero a 500 e, para figurar entre as cidades próximas à universalização, é preciso alcançar pelo menos 489.
A rede de esgoto de Balneário Camboriú foi uma das primeiras instaladas em Santa Catarina. Ao longo dos últimos anos, além de estender a rede para os bairros foi necessário renovar a rede em trechos onde ela estava obsoleta – processo que segue em andamento.
O último avanço foi o início da instalação da rede nos bairros Estaleiro e Estaleirinho, nas praias agrestes. A região, altamente valorizada, ainda não possuía infraestrutura sanitária. De acordo com o prefeito Fabricio Oliveira (Podemos), a obra deve elevar para 100% a cobertura de esgoto em 18 meses.