Balneário Camboriú

Draga chega e Balneário Camboriú recebe primeira descarga de areia na Praia Central

Recuperação da faixa de areia da Praia Central irá renovar o principal cartão-postal da cidade.

 

Começou neste domingo (22), em Balneário Camboriú, no litoral catarinense, o transporte da areia para obra de recuperação da faixa de areia da Praia Central da cidade, que passará dos atuais 25 metros, em média, para 70 metros. A areia nova começou a chegar na praia por volta das 11h30, na altura da Rua 3700, vinda da draga Galileo Galilei – um moderno e gigantesco navio operado por uma tripulação especializada de 28 homens a bordo.

 

“Esta é uma obra desejada há décadas em Balneário Camboriú e vem num momento de reestruturação da cidade, o momento em que a cidade se prepara para a retomada mais forte da economia. É uma obra de proteção ambiental que vai permitir, além da proteção da orla contra o avanço das marés, a criação de espaços privilegiados para os moradores e os visitantes. Espaços ao ar livre para esporte, lazer, uma nova ciclovia, paisagismo diferenciado, enfim, equipamentos que, no projeto de reurbanização que está sendo feito, vão transformar e renovar a Praia Central, o principal cartão-postal de Balneário Camboriú”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira.

 

Sobre a operação da draga Galileo Galilei

A draga Galileo Galilei tem capacidade de 18 mil metros cúbicos de areia em sua cisterna, mas nesta obra de Balneário Camboriú, cada viagem trará de 10 a 12 mil metros cúbicos. A redução no volume de areia por viagem se faz necessária pela pouca profundidade da enseada. Pelos cálculos dos engenheiros serão quatro descargas da draga por dia.

Na praia, homens e máquinas farão o trabalho de espalhar a areia nova, que, no primeiro momento será escura, mas a medida que vai secando terá tonalidade natural.

O preenchimento começa defronte à Rua 3700 e será feito em direção à Barra Sul, em trechos que serão interditados ao acesso público.

Quando completar este lado, toda tubulação utilizada na praia será removida e começará o preenchimento em direção ao Centro até a altura da Rua 2200.

Quando o preenchimento chegar na altura da Rua 2200, a tubulação que traz a areia da draga até a praia será flutuada e removida a ponta que fica em terra até o trecho de praia diante da Rua 2200, começando em seguida a dragagem daquele ponto em direção ao Pontal Norte, até completar o preenchimento de toda praia.

Essa remoção da ponta da tubulação principal da Rua 3700 até a 2200 é necessária para que o material que vem impulsionado da draga chegue mais rápido e facilmente até o Pontal Norte. A previsão para o término desta obra de preenchimento é até início do mês de novembro deste ano.

 

O que achou?

Posts Recentes

Entenda o que faz o Litoral Norte de SC ter 3 das 6 cidades com preços de imóveis mais caros do país

Balneário Camboriú (1º), Itapema (2º) e Itajaí (6º) encabeçam lista divulgada pelo FipeZap. Explosão imobiliária… Ler mais

% dias atrás

Número de turistas aumentou em Balneário Camboriú em 2023

Nos primeiros seis meses de 2023, o número de turistas que chegaram a Balneário Camboriú… Ler mais

% dias atrás

Novo parque temático: Aventura Jurássica trará o mundo dos dinossauros para Balneário Camboriú

Está previsto para abrir suas portas a partir do segundo semestre de 2023, a mais… Ler mais

% dias atrás

IMPERIUM TOWER EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ – CONHEÇA MAIS SOBRE A COBERTURA MAIS COBIÇADA DO MERCADO IMOBILIÁRIO

O Imperium Tower será um empreendimento da FG de frente para o mar situado no Pontal… Ler mais

% dias atrás

Santa Catarina lidera ranking das Praias mais limpas do Brasil !

Em 2021, o Brasil aumentou o número de praias certificadas com o selo internacional Bandeira… Ler mais

% dias atrás