Balneário Camboriú

PORQUE INVESTIR EM IMÓVEIS PARA LOCAÇÃO !

Investir em imóveis permite que você gere uma renda passiva, ou seja, uma espécie de salário que não depende do seu esforço. Além disso, muitas pessoas ainda não têm condições financeiras de comprar um imóvel ou não estão no momento de vida adequado para isso.

Por isso, sempre há procura por um bom imóvel para alugar, e os dados demonstram que essa demanda raramente diminui em tempos de crise.

Diversificação

O investimento em imóveis é muito usado para diversificar o portfólio de investimentos e reduzir os riscos do investidor. Mesmo aqueles que preferem investir na bolsa de valores possuem ao menos parte de seu dinheiro alocado em imóveis; seja de forma direta, adquirindo um imóvel, ou indireta, através de fundos imobiliários.

 

VANTAGENS DE INVESTIR EM IMÓVEIS PEQUENOS PARA LOCAÇÃO

Vale a pena investir em imóveis para locação? Sim, alugar um imóvel é um bom negócio, além de ser um investimento de baixo risco, já que raramente se perde o montante investido em propriedades. Além disso, a demanda por unidades menores vem crescendo bastante nos últimos anos.

Outra grande vantagem de adquirir imóveis para aluguel é a valorização do preço ao longo do tempo, que costuma ser superior a muitos outros investimentos. Além disso, garante ao locatário uma boa remuneração mensal. Investir em imóveis para locação costuma ser uma poupança em longo prazo.

Adquirir propriedades para aluguel é um investimento rentável, especialmente os imóveis menores, que têm um retorno maior, são mais fáceis de serem alugados e podem atender aos mais variados públicos (universitários, pequenas famílias, solteiros etc.).

Vejamos outras vantagens de investir em pequenos imóveis para locação. Acompanhe!

1. Investimento menor e certeiro

Imóveis pequenos, de um ou dois quartos, e quitinetes acabam sendo mais buscados para locação do que imóveis maiores. Além disso, é possível conseguir uma boa remuneração sobre o investimento inicial, uma vez que os valores absolutos dos imóveis menores passam a ser bem mais reduzidos do que os preços dos mais amplos.

Quem adquire um imóvel, geralmente paga o preço por metro quadrado. Já na hora da locação, locatários não costumam levar isso em conta. Para o locador que não tem uma grande quantia em dinheiro, mas deseja comprar uma propriedade para alugar, vale a pena um imóvel mais compacto. Além disso, o preço estipulado no aluguel pode variar e ser estabelecido de acordo com o que o inquilino pode pagar.

2. Maior a velocidade de locação

A vacância de imóveis pequenos pode ser bem mais rápida quando comparada a imóveis grandes. Propriedades de um ou dois quartos costumam ser alugadas em menos de um mês. Já os de três quartos podem levar pouco mais de um mês para serem alugados, segundo Secovi-SP — que aufere a velocidade de aluguel pelo número de dormitórios.

Isso ocorre porque esse tipo de unidade consegue ser bastante versátil, atendendo a um público bastante variado. Isso inclui desde jovens profissionais que estão em busca de praticidade a casais sem filhos que não precisam de muito espaço ou até mesmo famílias pequenas, que estão querendo um estilo de vida dinâmico e funcional.

3. Público amplo e variado

Os imóveis compactos acompanham a mudança de perfil da população — o que é uma tremenda vantagem. Tanto inquilinos quanto compradores desse tipo de bem, geralmente, englobam uma faixa etária jovem, de solteiros que moram sozinhos ou com amigos ou, ainda, casados com um ou nenhum filho.

Além disso, imóveis de um e dois dormitórios ou quitinetes são muito procurados por universitários que mudam de cidade para estudar fora e não precisam de muita metragem, além de um espaço para que estudem, cumpram suas necessidades básicas e possam dormir tranquilamente entre as aulas.

Vale lembrar que as famílias atuais também estão reduzindo o tamanho, por conta de filhos que saem da casa dos pais mais cedo, e até mesmo em função dos idosos que querem morar sozinhos e ter a sua independência, ainda que estejam perto da família. É o que se chama de família em mosaico.

4. Alta procura de interessados

Uma boa vantagem para quem quer investir em imóveis compactos de um ou dois dormitórios ou as quitinetes é a oferta escassa desse tipo de moradia no mercado atual. Parece que, em alguns locais, ainda não há a clara percepção de que essa é uma escolha certeira, que tem uma demanda elevada e constante.

Muitas construtoras ainda não estão em consonância com essa realidade e continuam concentrando os seus negócios em bens de dois ou três dormitórios. Essa decisão acaba não atendendo a uma grande demanda de imóveis de um dormitório ou de pessoas que procuram por quitinetes.

Imóveis próximos de universidades, centros comerciais ou mesmo destinados a aluguéis de temporada, que estão na moda no momento, podem (e devem) ser uma excelente aposta para quem deseja locar seu pequeno imóvel, em pouco tempo e por um bom preço.

5. Custos e despesas menores

Uma das grandes vantagens de investir em imóveis pequenos é que esse tipo de unidade costuma ter custos muito menores quando comparada com outras maiores. Seja uma casa ou um apartamento, o fato é que tanto o dono quanto o próprio locatário poderão gastar muito pouco para manter o local funcional e conservado.

Isso acontece porque praticamente tudo sai mais barato. Essa realidade pode ser observada desde as contas de energia e água, por exemplo, que serão menores naturalmente em função dos espaços diminutos. Passa, ainda, pelos impostos, como o IPTU, e chegando à parte da mobília, pois a decoração também será mais fácil de ser feita.

6. Mais facilidade de revenda

Por fim, a facilidade na revenda também é outra das boas vantagens de investir em imóveis e investimentos pequenos. Como dissemos anteriormente, esse tipo de unidade mantém uma demanda constante de interessados e, mantendo a documentação e a conservação em dia, achar um bom comprador não será difícil.

Até mesmo em decorrência dos valores praticados para propriedades com uma metragem menor, é mais simples encontrar alguém que possa fazer uma oferta, seja ela para a aquisição de um lugar para viver, seja como um novo investimento. Afinal, essa é uma boa alternativa para quem pretende faturar em poucos anos.

Caso você deseje aumentar ainda mais essa possibilidade, trazendo um diferencial para o seu patrimônio, o ideal é unir uma boa localização com alguns diferenciais. Nos dias de hoje, a tecnologia ajuda a fazer com que qualquer cantinho fique aconchegante e funcional, com soluções eficazes e opções de automação residencial.

Como você pôde ver, investir em imóveis pequenos é uma excelente alternativa para quem deseja ter um pouco mais de segurança com o seu capital, apostando em uma alternativa experimentada e cuja demanda se mantém constante ao longo do tempo. Se você se identifica com esse perfil, não deixe de considerar essa alternativa!

5/5 - (1 vote)
Compartilhar

Posts Recentes

Entenda o que faz o Litoral Norte de SC ter 3 das 6 cidades com preços de imóveis mais caros do país

Balneário Camboriú (1º), Itapema (2º) e Itajaí (6º) encabeçam lista divulgada pelo FipeZap. Explosão imobiliária… Ler mais

% dias atrás

Número de turistas aumentou em Balneário Camboriú em 2023

Nos primeiros seis meses de 2023, o número de turistas que chegaram a Balneário Camboriú… Ler mais

% dias atrás

Novo parque temático: Aventura Jurássica trará o mundo dos dinossauros para Balneário Camboriú

Está previsto para abrir suas portas a partir do segundo semestre de 2023, a mais… Ler mais

% dias atrás

IMPERIUM TOWER EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ – CONHEÇA MAIS SOBRE A COBERTURA MAIS COBIÇADA DO MERCADO IMOBILIÁRIO

O Imperium Tower será um empreendimento da FG de frente para o mar situado no Pontal… Ler mais

% dias atrás

Santa Catarina lidera ranking das Praias mais limpas do Brasil !

Em 2021, o Brasil aumentou o número de praias certificadas com o selo internacional Bandeira… Ler mais

% dias atrás

Balneário Camboriú anuncia projeto de reurbanização da orla!

Projeto que transformar a orla em um grande parque linear à beira-mar. Sugestões ainda serão… Ler mais

% dias atrás