As obras para alargamento da faixa de areai de Balneário Camboriú não param, e aqui você vai saber de algumas curiosidades e particularidades desta fantástica obra que esta sendo executa na praia Central e que ir[a impactar positivamente a vida de todos os moradores e turistas que amam esta cidade.
Instalação da Tubulação na Orla
As tubulações que estão sendo soldadas ficarão submersas e farão a conexão entre a Draga e a praia. Cada tubo possui 12 metros de comprimento e 900 milímetros de diâmetro com espessura de aprox. 20mm. Aparentam perfeitamente redondos, mas muitos possuem imperfeições causadas pelo manuseio e por isso precisam ser previamente inspecionados e preparados para conectarem uns aos outros.
Além dos ajustes físicos, a soldagem deve ser feita respeitando o polo magnético gerado pelo campo do tubo, assim antes de conectar é preciso identificar onde está o “Polo positivo e o negativo” do tubo para q não haja repulsão no momento de soldagem e a conexão seja perfeita. Os opostos se atraem.
Soldagem da Tubulação
Essa conexão deve ser tão perfeita q existe um especialista Belga e um especialista local, certificados, que avaliam tanto o procedimento de soldagem quando o resultado final de cada uma. Nada pode dar errado durante esse processo e para garantir ainda mais a qualidade do serviço, é realizado uma soldagem interna do tubo, garantindo maior força para essa junção. Sim, tem soldador dentro do tubo…
As tubulações apesar de serem de aço, são tão flexíveis q se forem juntados +/-900 metros de tubos, é possível fazer uma circunferência completa.
Ao todo serão utilizados 190 tubos soldados formando uma linha de 2km q trará a areia da Draga até a praia e 200 tubos aparafusados q irão distribuir a areia longitudinalmente na praia no sentido centro/sul e posteriormente sentido centro/ norte.
Fonte: Instagran : toni_fausto_eng
Engº Toni Fausto Frainer.
Prefeitra Municipal de Balneário Camboriú