Balneário Camboriú, tem hoje o valor do metro quadrado mais valorizado de Santa Catarina e o quarto a nível Nacional, ficando atrás apenas das capitais Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, realidade que tende a mudar com o alargamento da faixa de areia da praia central.
Estima-se uma valorização de até 20%, com maior impacto aos imóveis localizados em frente ao mar na Avenida Atlântica.
O índice projetado toma como base estudo da consultora norte-americana Appraisal Institute, feito para empreitada semelhante nas praias de Garden City e Surfside Beach, na Carolina do Sul, EUA. Ainda segundo a consultoria, cada 10% ampliados na faixa de areia geram um aumento de 2,6% no valor do metro quadrado dos imóveis à beira-mar.
Início das Obras
O canteiro de obras para a recuperação da praia Central de Balneário Camboriú iniciou em março pelo Pontal Norte, e a soldagem dos 333 tubos que serão utilizados na dragagem deve levar aproximadamente dois meses.
Após a dragagem, prevista para levar seis meses, a orla deverá ficar com uma faixa de areia superior a 70 metros, ante a média atual de 25 metros. A areia utilizada será proveniente de uma jazida a cerca de 15 quilômetros da costa, que tem cerca de 30 metros de profundidade.