O mercado imobiliário está em plena recuperação, cada vez mais aquecido e novamente a venda e o aluguel de imóveis crescem no país. Aliás, todo mundo conhece alguém que tenha alugado ou queira alugar um imóvel e até mesmo vender um ou comprar.
Nesse caminho, algumas pessoas podem preferir abrir mão dos profissionais do setor imobiliário e acabam partindo para a venda direta de seus empreendimentos. Hoje nós vamos destacar o porquê de contratar um corretor de imóveis, além de quais são as vantagens e os motivos para a transação ser mais segura com um profissional da área atuando.
Acompanhe quais são as vantagens dessa contratação e faça um negócio mais seguro:
Mailling
Um bom profissional da área sempre possui um mailing de clientes. Ou seja, em uma venda direta o dono do imóvel vai ter que procurar uma forma de anunciar a propriedade ou depender de que algum conhecido se interesse. Desse modo, as chances da venda se concretizar acabam sendo bem menores.
Enquanto isso corretor de imóveis possui uma carteira, um mailing de clientes pré-cadastrados, com seus interesses já determinados. Portanto fica mais fácil para o corretor de imóveis direcionar um imóvel para quem já esteja interessado em uma nova contratação de aluguel ou em adquirir um novo imóvel.
Credibilidade
Outro ponto importante é a credibilidade na negociação. Quando um profissional da área está envolvido na transação é mais certo que tudo aconteça com transparência e sem sustos, tanto para quem vende quanto para quem efetua a compra do imóvel.
Quando existem dois lados, o de quem compra e o de quem vende, cada um vai buscar as suas próprias vantagens. Ter alguém neutro intermediando a negociação pode garantir que ela seja mais justa para as duas pontas.
Avaliação
Para se tornar um profissional corretor de imóveis é preciso estudar diversos assuntos. Entre eles, o corretor aprende como fazer a avaliação correta de um bem antes de repassá-lo. Portanto, para quem vai adquirir o imóvel é interessante que um profissional o tenha avaliado antes, assim fica garantido que a avaliação foi feita da forma correta, através de um laudo documentado.
Já para o vendedor, o privilégio é que, mesmo conhecendo seu próprio imóvel, alguns detalhes técnicos podem ficar de fora de uma avaliação mais criteriosa que só um profissional é capaz de fazer. Além disso, esse profissional vai saber informar cada vantagem do imóvel conforme o interesse e perfil do cliente que o procurou, o que torna a venda mais fácil.
Tempo
Não é porque um dono de imóvel está vendendo esse bem que ele vai se dedicar apenas e somente a essa atividade. Pelo contrário, muitas vezes quem opta por uma venda direta acaba demorando muito mais para efetivar a transação, pois não consegue conciliar a agenda que possui com as atividades necessárias para realizar a venda o quanto antes.
Avaliação, limpeza contínua do imóvel (para que esteja apresentável em uma possível visita), visita de potenciais compradores/inquilinos, entre outras atividades. A disponibilidade de tempo para se dedicar a uma venda faz parte do trabalho de um corretor e ele não precisa modificar sua rotina para isso.
Publicidade
Não adianta, nesse quesito o dono do imóvel que deseja uma venda direta precisa admitir: não vai conseguir uma divulgação tão ampla quanto um corretor de imóveis profissional.
O corretor possui ferramentas e plataformas específicas para divulgação, como blogs, sites, mailing de clientes pré-formados, entre tantas outras opções. Enquanto o dono do empreendimento pode no máximo divulgar em uma página própria de rede social ou em grupos de interesse.
Quando um cliente deseja efetuar uma compra, ele procura sites específicos sobre o assunto. Se o seu imóvel não fizer parte de uma listagem como essa, dificilmente será visto.
Habilidade em negociação
Como citamos em um item acima, o corretor estuda para exercer sua atividade. O que o deixa capacitado e atento a alguns pontos que um amador não vai dominar. Uma delas é o olho clinico, o domínio da fala e com isso, a habilidade da venda.
Por mais que o dono do imóvel seja persuasivo ou até vendedor, só o corretor de imóveis foi preparado exatamente para essa função. Portanto, é natural que ele saiba o que falar e quando falar para fechar o negócio com mais objetividade.
Por dentro da legislação imobiliária
Nem sempre cliente e vendedor saberão quais os documentos corretos na hora de uma transação imobiliária ocorrer efetivamente. Como o corretor já vive essa rotina, é mais fácil que ele domine essa etapa, até porque se não o fizer corre o risco de não receber o pagamento pelo seu trabalho.
Pagamento
Por último chegamos ao ponto que exige bastante atenção de quem vende e quem compra: o pagamento. Com o intermédio de um corretor o pagamento se torna mais seguro para ambas as partes, pois um amador não sabe lidar com grandes valores e nem mesmo fugir de golpes ou prejuízos na negociação.
Existem várias outras vantagens na contratação de um corretor de imóveis, conheça mais o trabalho desse profissional e tenha sucesso em suas negociações.