O júri internacional do Programa Bandeira Azul em Copenhague, na Dinamarca, responsável por categorizar as praias de todo o mundo, definem as praias e marinas que recebem todos os anos este certificado ambiental no Brasil. Das 14 praias brasileiras hoje possuidoras da Bandeira Azul, oito estão localizadas em Santa Catarina.
As mais recentes a entrarem foram as praias de Bombinhas e São Francisco do Sul, além delas outras praias do litoral catarinense, que possui ambientes lindos e incríveis,foram agraciadas com este titulo, dentre estas muitas se encontram na região de Balneário Camboriú e Balneário Piçarras que já conquistaram a Bandeira Azul em temporadas anteriores.
Em Balneário Camboriú, foram aprovadas as praias do Estaleiro e do Estaleirinho, que já estavam certificadas no último verão, praias estás muito optadas por turistas e moradores da cidade.
A bandeira já se encontra hasteada na Praia de Piçarras, em Balneário Piçarras, um local em ascensão, que graças a mesma teve uma valorização de imóveis nos principais bairros da cidade como o bairro Itacolomi, imóveis estes como os empreendimentos Ocean View , Latitude 26 e Vista Paradiso alto padrão frente ao mar.
O programa avalia a qualidade do banho de mar e cuidados com segurança e sustentabilidade, mostrando mais uma vez a qualidade de vida em Santa Catarina.
Para receber a Bandeira Azul é necessário ter aprovação em 34 itens, que são avaliados por um júri nacional, e depois por uma comissão internacional. As cidades que recebem a bandeira têm que se comprometer em manter a qualidade ambiental durante o período em que ela estiver hasteada.
Entre eles, a obrigatoriedade de oferecer programas de educação ambiental, informar sobre a qualidade da água, sobre áreas ambientalmente sensíveis e as regras de conduta dos usuários. A cada ano, é feita uma nova avaliação.